02 maio, 2011

Sindroma dos "Despovoadores" de Colmeias

Por esta não estava eu à espera…

António Pina, apicultor de Benavila, concelho de Avis, parece ter descoberto acidentalmente uma das causas do SDC. Das suas 65 colmeias apenas doze sobreviveram para contar a história, e que história! Pode-se dizer…

Durante o mês de Fevereiro de 2011, durante os tratamentos contra a Varroose, o apicultor apercebeu-se do desaparecimento da maior parte das suas colónias. Alertado que estava para a referida anomalia que tantas baixas tem causado a nível mundial, julgou-se mais uma vítima do Sindroma do Despovoamento de Colmeias.

Se quisermos recordar os sintomas, podemos dizer que colónias inicialmente fortes vêem-se completamente despovoadas ou reduzidas a um punhado de abelhas adultas e alguma criação moribunda. Ausência de abelhas mortas dentro ou nas proximidades da colmeia, tal como qualquer outro sintoma que aponte para as causas do seu colapso.
Assim aconteceu com as abelhas do António Pina, que acabou por perder uma parte significativa dos seus efectivos.

Já conformado com os acontecimentos, todos os dias que se seguiram levava umas quantas colmeias despovoadas para o armazém, onde lhe fazia a necessária higienização e as preparava para receber novos enxames, durante a época que se aproximava.
Tal não é o seu espanto quando numa dessas sessões de manutenção e reciclagem, encontra dentro duma das colmeias uma faca de inox. Uma faca de faqueiro, objecto doméstico e pouco ou nada relacionado com a apicultura, menos ainda com os utensílios que o próprio usa no apiário…

Entre este e outros indícios, não foi preciso muito para somar dois mais dois, o dito objecto terá sido usado como “levanta quadros”. Quadros carregados de abelhas que terão sido prontamente batidos para dentro de outras caixas e… levados para longe, despovoando-se-lhe assim as colmeias, e os “sintomas” que ficam são muito semelhantes ao SDC.

É caso para perguntar se não se trata de um crime perfeito?

Para ajudar à festa:
Este ano, após a elevada mortalidade de colónias registadas no último Inverno, a procura desenfreada de enxames motivada pelo número crescente de projectos apícolas, aliada à fraca enxameação que se verificou nos meses de Março e de Abril, tornaram as colónias de abelhas num artigo extremamente caro e procurado.
Prova disso são os preços anormalmente elevados que se têm verificado nos últimos meses.

Já sabíamos do roubo puro e simples de colmeias, também já se me depararam casos de crestas em colmeias alheias, agora o “rapto” das abelhas adultas e rainha, com abandono da criação é mesmo novidade. Mas… estamos sempre a aprender, ou não…

13 comentários:

arestas.placot disse...

Francamente!!!!!!

verifica-se que de facto falta o elemento basilar no nosso <portugal, que se chama EDUCAÇÃO, aquela que nem na escola primária se aprende, mas sim no seio da familia.
Como é possivel que tão vis personagens se dediquem à tarefa de roubar abelhas, descurando completamente o investimento, esforço e gosto disponbilizado por parte de um simples, cuido eu, apicultor.
É o país em que vivemos........lamentavelmente!

Osvaldo disse...

Boas
Por estes lados esse SDC não é novidade e até está classificado com vários níveis.
Nível 1: desaparece tudo (colmeias, alças, abelhas, até as base das colmeias se forem em blocos de cimento). Pensamos que se trata de alguém sem escrúpulos.
Nível 2: Desaparece algumas colmeias do apiário. Pensamos ser alguém como o do nível 1 mas com um transporte mais pequeno.
Nível 3: Desaparece apenas alguns quadros do ninho e abelhas que vão juntamente com esses quadros. Pensamos que se trata de alguém que ainda tem coração.
Nível 4: Desaparece apenas um grande numero de abelhas, mas não deixam lembranças... Pensamos que se trata de alguém que apenas quer ajudar a diminuir as probabilidades das colónias enxamearem.
Nível 5: igual ao nível 4 mas com a colocação de uma lembrança. Pensamos que se trata de alguém que quer retribuir a perda das abelhas.
Este último nível foi adicionado à pouco...
Um abraço.

Francisco Rogão disse...

Boa tarde

Também conheci o sindroma do desaparecimento da colmeia na Terça feira passada uma colmeia que ia para colocar a alça só lá estava o local foi abelhas e colmeia afetadas pelo SDC

Francisco Rogão

António Ramião disse...

Pois é, este SDC anda a ganhar algumas dimensões, por aqui (quintanilha) também 13 colmeias já foram afectadas.

saudações

Anónimo disse...

As minhas saudações apícolas!
É inaceitável, o que um pouco por todo o país, vai acontecendo com os furtos de colmeias perpetrados por execráveis energúmenos, que ficam completamente impunes!!!
Veja-se o que aconteceu no ano passado, na região da Lousã, onde foram roubadas centenas de colmeias. Onde estão os ladrões? O que fizeram as autoridades para os encontrar e punir?
É, como aqui escreve um confrade, e muito bem, uma questão de educação, mas quanto a mim também a completa impunidade vigente é fortemente responsável pela situação.
Infelizmente vivemos num país em que os facínoras e os ladrões são vitimizados e despenalizados , enquanto que as vítimas e os lesados são completamente diabolizados. Há uma inversão total de valores, com um garantismo legal enorme e desmedido (porque será?) para estes criminosos, o que leva as próprias autoridades que têm por função e obrigação a protecção de pessoas e bens, a comportar-se passivamente como meros expectadores.
É absolutamente revoltante o cidadão ver todo o seu trabalho, investimento, esforço, dedicação e carinho assim destruido.
É caso para pensar se não terão razão os países, em que o roubo é punido com a amputação da mão direita...
Um abraço.
Abelhasah.

Luís Moreira disse...

Boas,

Infelizmente, também eu fui vitima dessa SDC com a variante de essas abelhas terem levado a casa... Deviam ser nomadas!
Infelizmente para nós, as autoridades não fazem nada, ou porque efectivamente não há forma de fazer ou por mera inercia! O problema é que, se um de nós tem a sorte ou o azar de apanhar um bandido destes com a "mão na massa" e lhe dá 2 murros, temos inquietações para o resto da vida.
Um Abraço,
Luís Moreira

Associação de Produtores Florestais de Montemuro e Paiva disse...

Meu Deus!!! Estou de boca aberta até agora!!!
Sinceramente... acontece cada uma...
Estou sem palavras!!!

amorgipsy disse...

Boa tarde, peço desculpa pela intromissão, mas alguém já ouviu falar de abelhas subterrâneas??O ano passado tentei falar com o cantinho das aromáticas mas não obtive resposta! Tenho um jardim carregado de colmeias...debaixo de terra!!!É impressionante a quantidade de abelhas que aqui estão. Até ao momento nunca picaram ninguém, trabalham essencialmente de manhã e tapam o orificio de entrada todos os dias ao anoitecer.
Alguém me pode esclarecer do que se passa???Moro na praia, perto de Ovar (isto por causa do clima!).
Grata pela atenção.

Alien disse...

Olá amorgipsy

Conheço as vespas subterrâneas, agora abelhas... é mesmo a primeira vez.

De qualquer forma fico bastante curioso por conhecer tais insectos com um comportamento tão peculiar.
São sociais ou solitárias? De que cor são?
É possível enviar-me fotos para o mail: montedomel@gmail.com ?

Muito Obrigado
Joaquim Pifano

amorgipsy disse...

Boa noite Alien,
Vou tentar fotografar e enviar fotos.
Estas abelhas são sociais, mais pequenas que uma abelha normal e castanhas. Ao pesquisar vi que existem no Brasil, mas nenhum relato cá em Portugal...

Osvaldo disse...

Eu também estou curioso em relação a essa "abelha".
O que conheço são pequenas vespas que fazem vários orifícios no chão e caçam lagartas e colocam-nas lá dentro, põem um ou mais ovos que depois de eclodirem se vão alimentado das lagartas até à fase de metamorfose. Esses orifícios têm uma tampa que são apenas abertos para a vespa entrar e sair.
Há sítios onde são tantos os orifícios que até parece que estão ligados entre si, e que as vespas são sociais mas na verdade são solitárias. Lembro-me disto há mais de 20 anos, quando ainda estava na zona de Peniche.

Universos Imaginarios disse...

Bom dia,

No âmbito do meu trabalho em Loures fui chamado devido a abelhas subterrâneas, e como não conheço fui à procura na Internet e descobri esta conversa no seu blog (aproveito para lhe dar os parabéns).

Este post teve algum desenvolvimento?

O enxame apareceu há cerca de um mês numa horta, presumo que devido a terem estado a cavar, e vê-se as abelhas a entrarem e saírem de vários buracos pequenos no solo. São umas centenas de abelhas sem ferrão,ou insectos a imitar abelhas, do mesmo tamanho que estas mas com antenas maiores.

Tenho comigo alguns espécimes que posso fotografar e enviar.

Alien disse...

Olá :)

Infelizmente não houve qualquer desenvolvimento a este assunto.
Mas se conseguir tirar fotos às abelhas por favor envie-me
as imagens para:

montedomel@gmail.com

Obrigado

Joaquim Pifano