27 março, 2012

Postura irregular da Rainha ???

Sempre que faço desdobramentos costumo adicionar cinco quadros com lâminas de cera moldada à semicolónia que fica com a rainha.

Como esta se encontra activa e a desdobrei para dentro de uma caixa de dez quadros, convém que as abelhas tenham “substrato” para continuarem a trabalhar e a rainha agradece a cera nova “puxada” para continuar com a postura.

Esta acção até faz mais sentido quando lhes forneço alimento artificial estimulante em grande quantidade, o que tem acontecido.

É habitual também, nestas circunstâncias, encontrar quadros do ninho Lusitanos (enormes) cheios de criação. Por vezes só com ovos, o que indicia uma rainha nova, biologicamente activa e evidentemente com grande capacidade de postura. Chegam a deparar-se-me imagens semelhantes à próxima:

No entanto, este ano, várias foram as vezes em que encontrei quadros desses cheios de criação aproximadamente da mesma idade, mas com vários ovos dentro do mesmo alvéolo. Até vi casos com duas larvas.

É sabido que tal fenómeno é mais comum com rainhas em início de postura, recém-fecundadas ou em rainhas já velhas, no fim da vida útil.
Mas as rainhas com estas condições não têm por hábito, ou por possibilidade, encher quadros Lusitanos inteiros com criação da mesma idade…

Não só me surgiram alvéolos com mais de um ovo como ainda outros fenómenos menos comuns: O padrão da postura ser muito irregular, ou seja, os ovos não estão todos colocados no centro do alvéolo, surgindo alguns mais lateralmente. O padrão de disposição dos ovos mais comum assemelha-se mais à segunda imagem deste post.

A disposição dos ovos na imagem anterior é mais compatível com rainhas velhas ou obreiras poedeiras, mas como já foi dito, estas não têm por hábito posturas tão numerosas e contemporâneas.

E ainda uma terceira anomalia: o aspecto débil dos ovos, cuja extremidade basal aparenta ser afilada, como se o ovo estivesse a degenerar ou a secar.

Marquei alguns quadros onde isto acontece e tentarei acompanhar o desenvolvimento desta postura.

Se as colmeias estivessem fracas de população, sem reservas nutricionais, rainhas velhas ou com anomalias sanitárias, qualquer um destes factores podia justificar tais observações. No entanto nada disso se parece verificar… mistério.

Caso alguém tenha observado situações semelhantes agradeço desde já a partilha de experiências!!!

16 comentários:

Abelha Preguiçosa disse...

Vi há pouco algo parecido!
Mas não em quadros com tanta pujança!
No meu caso desconfio da qualidade da rainha... Apesar de ser uma rainha nova, proveniente de uma colmeia forte no ano passado, e não de nenhum desdobramento às 3 pancadas...
Ou então, de alguma manobra que eu tenha feito que tenha originado abelhas poedeiras em apenas 1 quadro, mas isso é um bocado estranho, ou não?
Não reparei nesses pormenores da disposição e aspecto do ovo, apenas no facto de haver por vezes 2 num alvéolo, inclusive haver 2 larvas!

No ano passado cheguei a ver uma célula real com duas larvas grandes, mas duvido que fosse dar rainhas gémeas... :-)

Este ano também já vi quadros com imensa postura em que dá a impressão que a rainha nem deu tempo às abelhas de puxar bem a cera!

Anónimo disse...

As minhas saudações apícolas !
Se fosse apenas numa colmeia , bem podia ser um defeito da raínha, mas se é em várias, seria demasiada coincidência.
É estranho e nunca vi.
Postura de vários ovos por alvéolo, parecendo de obreira vejo com frequência em raínhas que iniciam postura, mas assim...
Um grande abraço,
Abelhasah.

Luís Moreira disse...

Boas,
Realmente a situação relatada é no minimo muito estranha! Nunca vi nada igual. O mais parecido com isso é mesmo a questão de rainha novo ou obreiras poedeiras mas em pouca quantidade.

Que tudo se resolva sem problemas de maior!

Anónimo disse...

As rainhas que fazem isso sao irmãs?, da mesma idade? ou com proximidade genética?

Tenho uma teoria, mas que nao passa disso mesmo, e que portanto so direi algo apos resposta sua a estas perguntas.

E quanto a ter uma colmeia saudavel que fica zanganeira 3x no espaco de um ano. Alguem me pode ajudar? é sempre a mesma, mas que está saudavel e de repente..Zanganeira outra vez.

Abelhasdoagreste

Alien disse...

Olá Afonso,

Ora aí estão três boas perguntas, mas como não mantenho um pedigree das rainhas... nem me passa p'la cabeça

abraços
Pifano

Anónimo disse...

Olá
Por acaso esta semana observei o mesmo num quadro. Todo preenchido com ovos e alguns alveolos com 2 ovos.
Vou tentar acompanhar a situação.
Miguel

AVOENSE disse...

Boas
Fui ver tambem os desdobramentos que fiz, e os que tinha feito primeiro, apresentavam a mesma situação. Mas apenas em alguns sitios do quadro. Varios ovos no mesmo alveolo, mas so existindo ovos numa pequena área. Pelo que tenho lido aqui, pode ser normal a rainha nova começar postura. Mas fico na dúvida.

AVOENSE disse...

Boas Tardes
Tenho tambem constactado essa situação nos meus desdobramentos. Mas em pequena quantidade, ou seja, num raio de 2 cm.
Tenho lido que pode ser a nova rainha a começar postura, mas não sei se é normal, ou algum tipo de problema.

Saudações
Diogo Antunes

Alien disse...

Olá Diogo Antunes,

Se se trata de desdobramentos, ou seja, de uma colónia resultante de outra e cuja rainha com poucas semanas de idade e que inicia agora a postura, é uma situação diferente da que descrevo neste post, e por assim dizer muito comum ou normal: a presença de mais que um ovo em alguns alvéolos na postura inicial.
Os casos a que me refiro são de rainhas com um ou dois anos e com muita postura

abraços
Joaquim Pifano

Anónimo disse...

Caro Joaquim tenho uma duvida que certamente poderá me esclarecer. Ouvi dizer que uma tela excluidora de rainhas é prejudicial à colmeia visto que pode aumentar a mortalidade desta até 30%. Se assim for, existe algum inconveniente em fazer uma entrada (um furo) numa das meias alças? Obrigado.
Luis

Alien disse...

Olá Luís

Nunca soube de nenhuma correlação entre a mortalidade de abelhas e o uso de tela excluidora de rainhas.
Porque usa a tela excluidora?
Em tempos era muito aconselhada para evitar a postura da rainha nas alças, o que eu não acho muito correcto visto que estamos a impedir um comportamento natural da rainha que até é desejável. Pois se ha estimulos para a rainha aumentar a postura (a população da colónia) devemos deixá-la expandir a área de postura, hão-de haver outras alças para o armazenamento de mel.
também poderá optar por um modelo de ninho maior para evitar que a rainha vá colocar ovos nas melgueiras.
Se o uso da tela excluidora é para desdobrar/multiplicar a colónia de abelhas, nesse caso faz sentido abrir uma entrada na alça ou utilizar uma prancheta com rebordo sobreelevado onde poderá abrir um acesso para a melgueira.

Espero ter respondido à questão.

O Luís está-nos a contactar do Brasil?


um abraço
Joaquim Pifano

Anónimo disse...

Muito obrigado pelo esclarecimento.
De facto estou a falar consigo separado pelo atlântico mas não do Brasil, mas dos Açores (S.Miguel)
Sou apenas um iniciante na actividade e sigo este blogue pelos bons artigos que apresenta. Vou levar em consideração o seu conselho até porque não estou a fazer desdobramentos, era mesmo para não permitir a rainha de fazer postura nas alças.
obrigado
Luis

Alien disse...

Olá de novo Luís,

Pensei que assim fosse pois o termo "Tela Excluidora de Rainhas" é mais utilizado no Brasil.

Mas de facto é como disse, já interferimos tanto com as abelhas, porque assim tem de ser, e restringir a postura da rainha deve ser mesmo de evitar.

Se isso é um comportamento generalizado às suas colónias (e se usar reversíveis) é mesmo de ponderar em mudar para modelos maiores.
Muitas vezes me acontece o mesmo na Primavera, alças com criação que depois não posso crestar, mas quando esse criação nasce, acabam por encher a alça de mel durante o Verão e é crestada numa segunda fase.
Pior é quando essa alça se mantem com criação continuamente, pois no Inverno convem mesmo que as abelhas fiquem apenas no ninho para efectuar os tratamentos e evitar contaminar a cera das alças.
Nessas situações (muito raras por aqui) é que se poderá "empurrar" todas as abelhas para o ninho, usando o fumigador, e só então colocar a grade excluidora.
Uma vez nascidas essas abelhas pode ser retirada a alça, pois a rainha confinada ao ninho não voltará a subir nem a fazer nova postura nesse local.

Este problema muitas vezes é motivado por ceras demasiado velhas no ninho ou pelo ninho bloqueado com mel e sobretudo pólen.
Nesse caso convem substituir os quadros/ceras para a rainha iniciar a postura no ninho.

Um forte abraço para o Luís e para outros apicultores amigos que tenho nos Açores

Joaquim Pifano

Unknown disse...

Ola.....muito bom este blog...
Tenho uma duvida aqui... comecei com abelhas a pouco tempo e nao sei muito...
Certo dia transferi uma colmeia de lugar e houveram abelhas restantes que entao resolvi deixar uma caixa ninho para estas e também iserir um quadro com mel larvas e ovos para que criacem uma nova rainha...um mes apos isto fiz uma revisão e achei ovos em uma área de 5cm ...mas muitos alvéolos com 2 ou mais ovos...um alvéolo especifico tinha uns 10 ovos...tambm alvéolos ja fechados claramente sendo zangoes pois eram bem grandes...entao li em alguns comentarios que a rainha quando nova pode por mais de um ovo por alvéolo...mas como saber se a colméia desenvolveu uma rainha ou se sao operarias fazendo postura???

Alien disse...

Caro Angelo

Suponho que terá feito a deslocação da colmeia durante o dia, por isso havia bastantes abelhas colectoras no exterior que mais tarde foram regressando e não encontraram a antiga morada.

Ao colocar um novo ninho nesse lugar para as receber (com ovos e larvas e reservas nutricionais) esperou que essas abelhas fizessem uma nova rainha a partir dos ovos/larvas que lhe disponibilizou.
No entanto, e aqui suponho estar o problema, as abelhas adultas que povoaram a nova caixa (ou seja, as abelhas colectoras que andavam no campo), são abelhas já demasiado velhas para uma produção aceitável de Geleia Real (necessária à formação das novas rainhas) e como tal alguma obreira (na falta de uma verdadeira rainha) assumiu ela a postura dos ovos...
Também é possível que a postura que refere (vários ovos/alvéolo) sejam fruto de uma
rainha verdadeira, que por vezes no início da postura o fazem dessa forma, mas pelo que referiu o mais provável é tratar-se mesmo de uma obreira poedeira.

Como certificar-se do que se trata na realidade?
Deverá aguardar mais duas ou três semanas, se a postura não regularizar com um ovo/alvéolo
e esses ovos não originarem obreiras trata-se de uma obreira poedeira, se a postura regularizar para um ovo/alvéolo então trata-se de uma rainha, é mesmo questão de aguardar.

Espero ter ajudado,
abraço
Joaquim Pifano

Unknown disse...

Tbm quando abri minha começa percebi algo estranho. Um pouco de espaço com ainda mas a rainha pondo até 9ovos em um alveolo